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INÍCIO > FORMAÇÃO PEDAGÓGICA R2

Sobre

Formação Pedagógica para Não Licenciados (Bacharéis e Tecnólogos) em Licenciatura em Ciências da Religião

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Digital EAD

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18 meses

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Educação

Sobre

A promulgação da BNCC (2017), trazendo o Ensino Religioso como área do conhecimento veio a estabelecer, definitivamente, esse componente no contexto curricular brasileiro. Após anos de uma discussão sobre qual seria o conteúdo e a finalidade do Ensino Religioso na escola, finalmente há uma clareza quanto isso e muito mais: a BNCC estabelece uma epistemologia para o Ensino Religioso, acertadamente conectando-o aos saberes científicos oriundo da(s) Ciência(as) da(s) Religião(ões). Porém, a maior dificuldade para implementar essa diretriz está exatamente naqueles que devem executá-la. Pois não há professores suficientes formados e capacitados para trabalhar os conceitos que emanam da Antropologia, da Sociologia, da História das Religiões e da própria Ciência das Religiões. 


A fim de que o professor não propague preconceitos e inverdades no que se refere à religião e religiosidade é indispensável o estudo aprofundado da cultura e história das religiões, levando em conta os fatores sociais que são originados pelo processo de formação do Brasil, assentado no colonialismo. Além disso, o risco de usar o espaço pedagógico para o proselitismo ou a militância anticlerical só será reduzido por meio da compreensão mais ampla do fenômeno religioso e da função social do Ensino Religioso em um Estado laico, na perspectiva da inclusão, da diversidade e do respeito à experiência religiosa como elemento valioso da formação identitária dos sujeitos e família. Os gestores públicos e privados da educação, as lideranças sociais e eclesiásticas devem implicar-se dessa tarefa de assegurar que a prática pedagógica esteja compatível com o que exige a legislação e a BNCC, tanto por meio de cursos de capacitação, como também, através da supervisão pedagógica, revisando os planos de estudo, planos de aula e dialogando com esses profissionais a respeito de sua postura e ética.


Nesse sentido, o presente curso apresenta-se como uma proposta de qualificação totalmente comprometida com os conceitos, valores e princípios expressos na BNCC, bem com atende a visão do FONAPER no que tange ao Ensino Religioso. 

Objetivos

Objetivo Geral: 
Oportunizar um curso formação pedagógica (licenciatura) para bacharéis, que permita refletir, construir e qualificar o conhecimento da área da Ciência(s) da(s) Religião(ões) visando a docência no Ensino Religioso, valorizando situações da prática pedagógica voltada para a inovação, a afetividade, a tolerância e o conhecimento religioso, dentro da disciplina, bem como a elaboração de projetos interdisciplinares, habilitando professores para atuarem nesta área do conhecimento.

Objetivos Específicos:
- Aprofundar o conhecimento da área da Ciência(s) da(s) Religião(ões) e do Ensino Religioso, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural;
- Proporcionar momentos de reflexão relacionados a conteúdos da área das Ciência(s) da(s) Religião(ões)/Ensino Religioso;
- Conhecer e analisar concepções sobre diferentes matrizes históricas religiosas, respeitando seus princípios;
- Valorizar os princípios éticos e morais, bem como os valores da família, do altruísmo, da alteridade, do caráter, do respeito, da solidariedade, do trabalho, da lealdade, da amizade e da paz;
- Pesquisar e desenvolver seu próprio material pedagógico para aulas de Ensino Religioso.

Público Alvo

Bacharéis e tecnólogos das mais diversas áreas, especialmente da Teologia, das Ciências Sociais e Humanas, que queiram habilitar-se para lecionar Ensino Religioso na Educação Básica. 

Inscreva-se agora neste curso

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Estrutura Curricular

Confira todas as disciplinas que formam o curso de Formação Pedagógica R2:

1. Fundamentos e concepções da educação

60hs

5. Letramento Religioso: o uso pedagógico de textos sagrados

60hs

9. Currículo do Ensino Religioso (BNCC)

60hs

13. ESTÁGIO II

150hs

2. Fenômeno Religioso e outros conceitos fundamentais da(s) Ciência(s) da(s) Religião (ões)

60hs

6. Tradição Religiosa I: O Cristianismo

60hs

10. Ensino Religioso e os Direitos Humanos: ética e cidadania

60hs

3. Religião, Estado e Educação

60hs

7. Tradição Religiosa II: As grandes tradições religiosas do Oriente

60hs

11. Práticas Pedagógicas em Ensino Religioso

60hs

4. Trajetória e Legislação do Ensino Religioso no Brasil

60hs

8. Epistemologia do Ensino Religioso

60hs

12. ESTÁGIO I

150hs

Carga horária total: 1290 horas/aula

Veja mais detalhes:

Currículo

Investimento

O curso é pago via boleto bancário.
Você pode escolher a modalidade de parcelamento:

Opção 1: Matrícula
R$229,00 + 18 parcelas mensais de R$229,00

Opção 2: Matrícula R$229,00 + 12 parcelas mensais de R$324,00

Opção 3: Matrícula R$229,00 + 6 parcelas mensais de R$629,00

Opção 4: Matrícula R$229,00 + 1 parcela de R$3.230,00.

Investimento

Coordenação do Curso

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COORDENADOR

Prof. Me. Dionísio Felipe Hatzenberger

Email: novohamburgo@unifasec.edu.br

Telefone: (51) 992-600-200

Graduado em História, Especialista em Filosofia e Mestre em Educação. Possui formação também na área da Teologia, Ensino Religioso e Mediação de Conflitos. É redator/formador do Referencial Curricular Gaúcho (Pró-BNCC) e membro da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul. Atua na Educação Básica como assessor pedagógico e no Ensino Superior como docente na pós-graduação.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com o coordenador do curso e saiba mais detalhes!

Coordenação
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Apoio

Este curso conta com o apoio da

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